Cadê o líder que estava aqui?   Leave a comment

Dignidade (Michaellis Online)

dig.ni.da.de
sf (lat dignitate) Modo de proceder que infunde respeito.

Porque você nunca foi líder? Porque ninguém nunca parou e reparou o que tem feito? Parece que por mais que você lute, por mais que você tente, por mais que seja melhor, nunca tem nem ao menos um reconhecimento mínimo.

Não que você lute pra ser reconhecido. Mas um tapinha nas costas de vez em quando não cairia mal. Mas o que você tem feito? Não, melhor, o que você tem reagido? O importante, quando falamos em liderança, em coordenação, não é o que você faz, ou deixa de fazer. Porque muitas vezes pessoas menos capazes tecnicamente estão em cargos de liderança? Por causa da sua habilidade de reação. O cargo de liderança é um cargo político.

Política (Michaellis Online)

po.lí.ti.ca
sf (gr politiké) 1 Arte ou ciência de governar. 2 Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados.

Então, o importante é como você lida com a organização, com a coordenação dos processos – não que a capacidade técnica não tenha valor. Ela é importante, mas não fundamental. O bom líder, aprende. E rápido.

E, se você é tecnicamente capaz, porque você não é líder? Se você já se perguntou isso mais de uma vez, é porque não descobriu a pergunta certa a se fazer.

A pergunta certa é: Porque eu ainda não sou um líder?

Geralmente é a parte da dignidade que pesa. Qual a sua reação no cotidiano? Nos menores empecilhos à sua vida pessoal e profissional? Perder a cabeça? Ser ignorante? Se isolar? Trabalhar neuroticamente, e/ou exigir que os outros o façam? Querer fazer do seu jeito?

Essa já é a sua resposta. O líder moderno não é mais aquele que está em evidência. A definição de líder atual se aproxima mais de guia, que propriamente de tomar a frente. O líder dessa nova geração é aquele que não só busca os objetivos, mas leva todos os seus liderados a alcançar o seu objetivo.

E esse trabalho, de referência, de caminhar ao lado de, se mostra não após a posse do cargo de liderança. Mas antes. É o que você faz pelos seus colegas, pelos seus iguais.

Você ajuda aqueles que tem dificuldade, ou ignora-os? Você busca reunir todos em um só grupo, ou luta para se destacar mais que os outros?

O bom líder, mantém a sua equipe una, sem esquecer, ou abandonar, sequer um.

Anúncios

Publicado 08/08/2010 por Abigobaldo em Opinião

Etiquetado com , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: