Identidade   Leave a comment

Hoje, com a explosão de igrejas evangélicas, todo mundo é cristão. E, essa explosão de evangélicos trouxe, principalmente desde a década de 90 uma coisa que não era comum nas igrejas tradicionais: diversidade.
Todo mundo conhece o estereótipo do evangélico: roupa social, preferencialmente com gravata, bíblia preta de capa de couro (provavelmente fechada com um zíper – nunca entendi isso) debaixo do braço, um ser de fala complexa, voz alta e forte (de dar inveja a qualquer cantor de ópera), que não bebe, não fuma e não fo.. se entrega aos prazeres carnais.

Hoje, muito mudou. Do discurso à aparência. Das atitudes à expressão. E, de repente, o estereótipo antigo, perdeu seu sentido.
E agora, como identificar um cristão?

Pelas suas premissas.

pre.mis.sa
sf (lat praemissa) Lóg Cada uma das duas proposições, a maior e a menor, de um silogismo, das quais se infere a conclusão. / P. ext. Ponto de que se parte para armar um raciocínio.

A premissa mais importante, para as pessoas é a sobrevivência. O que mais as influencia na tomada da decisão é: isso influi em risco? Depois da sobrevivência, vem o benefício: isso vai me trazer bem-estar?
Já um cristão, que morreu para a natureza, que mudou de atitude e não é mais ele quem vive; que não se importa com as coisas naturais, e que tem a visão das coisas espirituais, estando livre da carne (ufa!), a única premissa válida é: Isso vai ajudá-lo? O foco, a premissa não é mais pessoal, mas de terceiros. O interesse passa a ser, única e exclusivamente, buscar o benefício do outro.

Isso quer dizer então, que o cristão é aquele que vai fazer o melhor para os outros, mesmo que isso traga problemas e dificuldades para a sua própria vida?
Não. Deveria ser, mas não é. O cristão não é aquele ser perfeito, mas aquele que busca a perfeição. Buscar a perfeição só é possível com a mudança de pensamento. Mas nem sempre, essa mudança de pensamento vai mudar a atitude.
O cristão é aquele que faz o seu melhor para ser perfeito. Falha, mas vai até onde pode. Quer encontrar um cristão? Estude suas falhas, não seus acertos. Mas isso é assunto pra outro post.

Anúncios

Publicado 08/29/2010 por Abigobaldo em Opinião

Etiquetado com ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: