Twitter for dummies   Leave a comment

Não adianta. O tópico do ano, nas discussões do pessoal de campanha eleitoral vai ser o twitter. Seja como salvador da pátria, para aqueles que ganharem, seja como ferramenta inútil, para aqueles que perderem.

Mas a questão é: Existe algum político no país que sabe usar o Twitter, minimamente?

O.k., o twitter é uma ferramenta nova, todos nós estamos aprendendo, e batendo com a cabeça nas partes, mas… o que raios têm sido essas assessorias de campanha?

  • Primeiro erro: entrar no twitter pra buscar votos. Ok é ÓBVIO que um candidato quer votos na eleição, mas no twitter, ao contrário do horário eleitoral gratuito, e dos carros de som na rua, o eleitor escolhe o que ele quer ouvir.
  • Lição n. 1: Seja interessante.

Ter experiência em publicidade, em propaganda tradicional já se revelou inútil na esfera digital. Ou pelo menos é algo a se comentar, mas na hora da prática, conta pouco. Utilizar seu site, seu twitter como um grande panfleto virtual, é a coisa mais, com perdão da palavra, estúpida da face da terra – os usuários da internet estão mal-acostumados. Eles não simplesmente lêem o texto, vêem o vídeo e concluem se querem aquilo ou não. Eles querem discutir, conversar, trocar idéias.

  • Segundo erro: Tratar o usuário web como usuário passivo. Ele gosta de participar, de estar ou se sentir como participante.
  • Lição no 2: Seja interativo. Sempre.

Mas, sempre que se abre espaço para participação e interação, há aqueles temas que não gostaríamos de conversar, ou aquele assunto que, independente de qual seja a nossa posição, sempre é discutível.

  • Terceiro erro: É uma coletividade de erros – se omitir do assunto, ignorar quem fez a pergunta, dizer que não discute tais assuntos, falar que é pessoal, ou ainda, responder objetivamente, dando a sua opinião.
  • Lição no 3: Noções de Relações Públicas é uma mão na roda. Saber como responder a pergunta sem atacar as crenças de alguém, ou contrariar os interesses de um eleitor que está, até então favorável a você.

O.k., você abriu seu twitter, está disposto a interagir, conseguiu se sair muitíssimo bem de algumas perguntas e temas complicados mas… mesmo assim você não consegue sair da primeira centena de seguidores.

  • Quarto erro: Achar que relevância se mede em número de seguidores.
  • Lição no 4: O twitter funciona como os esquemas de pirâmide. O que importa não é o número direto de seguidores, mas a quantas pessoas sua mensagem pode chegar.

Beleza” você diz “preciso de seguidores, então. Hm, vou clicar naquele link que me prometeu 500 seguidores em 24 horas, vou ser pop, YES!111ONEONE!11!!”. Menos, Stephany, bem menos. Faça tudo, menos isso.

  • Quinto erro: Recorrer a scripts/programas/websites que te prometem seguidores. Ao digitar seu usuário e senha, você dá ao script a liberdade de mandar SPAM a todos seus seguidores, o que tem duas conseqüências: as pessoas param de te seguir (ninguém gosta de SPAMmers), e, pior um pouco, você perde o respeito. Alguém que utiliza meios escusos para conseguir seguidores, mostra ao mundo que, por si só, é incapaz de ser relevante.
  • Lição no 5: Conquiste seus seguidores pelo que você faz. Não busque atalhos.

É lógico que não pára por aí. Há muitas outras lições, mais e menos óbvias, acerca das redes sociais. O que o usuário tem que lembrar é que, no twitter, você está em contato direto com outras pessoas. São seres humanos, com anseios, desejos, sonhos, frustrações, uma rotina estressante e, assim como você, odeiam telemarketing e respostas prontas. Alguns cases políticos de sucesso? @Sen_Cristovam (Cristovam Buarque), e a nível regional, sem dúvidas, o @odelmoleao, que ainda merece um post por aqui.

Anúncios

Publicado 08/31/2010 por Abigobaldo em Opinião

Etiquetado com , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: