Sobre ralar queijo, presunto e afins   Leave a comment

Hoje tive um momento muito nostalgia, aqui em casa. Véspera de feriado, vai ter almoço na casa da vó. Até porque, entrando setembro, ela já começa a comemoração do aniversário dela, no fim do mês – mas isso ninguém discute, deixa ela se divertir. (E por acaso, essa é a vó que tem um netbook e conexão 3G – oi, !?).
Meu pai pediu então pra eu… ralar presunto, se tivesse tempo. Porque não, né? Véspera de feriado, nada muito urgente pra ser feito, vamo nessa.
Cheguei lá na cozinha, dei de cara com o quilo de presunto, aquela peça quase inteira do porco, e uns tempos pra trás, tinham comprado lá em casa o multifuncional lá da Polishop, que faz mil e uma coisas, inclusive ralar presunto, pelo que parecia.

Mas a nostalgia falou mais alto. Quem nunca odiou as reuniões de família, quando criança, exatamente porque as crianças sempre eram encarregadas de arrumar a mesa e ralar o queijo e presunto, pra, no meu caso, lasanha? Ia a molecada, em volta da mesa, ralando, conversando, rindo, brincando, falando mal dos outros primos folgados, do tio que tava de barriga pra cima vendo jogo do Framengo na TV, com uma cerveja já quente no copo, já reclamando do fim das férias, planejando o que fazer daqui a seis meses, quando a família toda fosse reencontrar.
É, eu peguei o ralador, à mão mesmo. E enquanto ralava, descobri que os anos me fizeram muito melhor na arte de ralar presunto do que eu era, quando criança. Ralava, e pensava. E lembrava.
Lembrava, e sonhava com o que virá. Deve ser o clima de fim de faculdade, assim como já foi o fim do ensino médio. Pensando bem, a nossa vida é cheia de fins, de fases.
Foi ali, eu tomei uma decisão. Definitivamente, meu filho irá ralar queijos. E nada de Polishop, até que ele cresça.

Publicado 09/06/2010 por Abigobaldo em Opinião

Etiquetado com ,

Deixe um comentário

