Porque eu não gosto de Twittaços   Leave a comment

Twittaço: É quando vários tweeters retwittam (ou repassam) um tweet recebido, ao mesmo tempo, espalhando aquele twitter como várias ondas, para que ele chegue ao máximo de pessoas possível.

Qual o problema do twittaço: O twittaço, como elemento catalisador da movimentação de uma idéia ou conceito, considera o twitter como uma pirâmide. Numa pirâmide, as ondas são contínuas, sempre de cima para baixo (do emissor para o receptor, de um nível para o próximo).

Só que o twitter não é uma pirâmide. No twitter, o transmissor também é receptor – não existe a hierarquia de uma pirâmide; então se você manda uma mensagem, e seu receptor a re-enviar (retwittar) essa mensagem chega de volta a você.

E, pior, cada receptor não tem apenas um transmissor. São vários. Se você segue 100 pessoas, e, delas 25 transmitem a mensagem, você a recebe 25 vezes diferentes. E se essa mensagem foi retransmitida por outras pessoas, ela vai chegar em você provavelmente mais outro milhão de vezes, a cada nível de retransmissão.

O twittaço é o novo flood. A intenção do transmissor é que todos prestem atenção no que ele está falando, ou querendo dizer. Porém, a que custo? É como o santinho político que você recebe 5x ao dia. Da primeira vez, você recebe, sorri, e às vezes até lê o que está escrito, concorda, discorda, acha interessante um ou outro ponto. Da segunda, você olha pra cara do político, estampado no santinho, e suspira. A partir da terceira, a única certeza que você tem é que não vai votar no cara porque ele é um pé no saco.

Assim é com o twittaço. Uma coisa é o viral – o viral abre espaço para que cada um dê sua opinião, ao retransmitir a informação. O twittaço não, ele é engessado, pré-definido. Tão 1.0…

Anúncios

Publicado 09/26/2010 por Abigobaldo em Opinião

Etiquetado com ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: