Dar segurança ou estar seguro?   Leave a comment

Segurança é uma palavra engraçada. Eu diria mais, é uma palavra traiçoeira, por incrível que pareça. Porque o que nos dá segurança, nem sempre é aquilo que nos deixa seguros – se é que você me entende.

Porque o que nós precisamos para nos sentir seguros, nem sempre é tudo aquilo que precisamos para estar de fato seguros.  Por isso a aparência, a sensação de segurança – e é ela que é traiçoeira.

E o mais interessante, é que daí que vêm os símbolos. Porque os símbolos surgiram para nos lembrar da existência de um certo fato, ou linha de pensamento.

Os símbolos são aquilo que nos lembram aquilo que somos. Assim como o crucifixo lembra do sacrifício de Jesus para os cristãos romanos, e a bandeira brasileira nos traz uma infinidade de lembranças sobre nosso país (por bem ou por mal), nós criamos, todos os dias, nossos símbolos.

Seja uma música, sejam alianças de compromisso, seja um programa que você e seus amigos ou vocês casal costumam fazer, esses símbolos ficam sempre nas nossas cabeças. Todas essas coisas são, de fato, aquilo que nos lembram do porque ainda estamos juntos. Do porque estarmos ali.

Mas às vezes, os símbolos se tornam maiores do que seus significados, e perdem seu referencial – ou mesmo os fatos se vão, mas os símbolos ficam. É aquela música que você não consegue ouvir depois do final de um namoro, é aquele lugar que você sente um ruim toda vez que passa, por causa de lembranças de um tempo mais… agradável.

E então, aquele símbolo que te dava segurança, que era aquele seu referencial, se torna exatamente o contrário do que deveria ser; aquele símbolo te traz medo. Por que? Porque nos ligamos demais no que vemos, no que tocamos, do que no que pensamos e o que somos.

Por isso, muitas vezes, precisamos de outras pessoas pra quebrarem toda aquela aura sagrada que criamos em volta do símbolo. E, por mais que doa, quando alguém despedaça um símbolo na sua vida, você sabe, que de fato, era aquilo que precisava.

Arrebentaram a pulseira, e hoje sei, que esse símbolo, me prendia a algo que não existe mais.

 

Anúncios

Publicado 12/19/2010 por Abigobaldo em Opinião

Etiquetado com ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: