O dia que eu vi Renata Frisson e tive vergonha alheia. Mas não foi dela.   1 comment

E então é o que acontece. O preconceito é algo tão preso, tão ligado à gente.

Ontem, por exemplo. Voltando de Curitiba, peguei a conexão de Congonhas pra cá, com uma moça, a Mulher Melão. Só a vi, na hora do desembarque, quando ela gentilmente cutucou uma pessoa na frente dela (porque as pessoas PRECISAM fazer uma barreira humana em volta da rampa pra pegar as malas, mesmo que a sua não esteja à vista), e pediu pra ela ‘por favor’ pegar aquela mala branca ali, porque ela não alcançaria.

Daí o sujeito puxou a mala, de qualquer jeito, e ela pegou.

Tá, beleza, tudo bem. E duas mulheres (que não se conheciam, por sinal) começam a conversar

‘Você viu quem era aquela?’
‘Ai, eu conheço de algum lugar… Ela não é a mulher alguma coisa?’
‘A Melão’
‘Melão, Melancia, Jabuticaba…’
‘É a Melão mesmo’
‘Pode ser o que for, que tipinho hein?’
‘Cê que não viu como ela tava sentada em Congonhas, de um jeito que não é de moça sentar. Minha mãe não me ensinou isso quando eu era criança’
‘Que horror, essa mulherzinha viu? É uma vagabunda mesmo’

Pára tudo. Não é jeito de moça sentar? Minha mãe não me ensinou isso? Ah, vá, pelo amor de Deus. A moça, Renata, a Mulher Melão, foi super educada, gentil, e super natural. Não ficou se exibindo, se mostrando nem fez alvoroço nenhum, ao contrário de muito neguinho por aí.

Eu precisava dizer, que nesse dia, Renata, eu te aplaudi de pé. Só que você já tinha ido embora, levando consigo sua dignidade, deixando para trás, somente a burrice de quem não tinha o que falar.

Publicado 04/13/2011 por Abigobaldo em Opinião

Etiquetado com , , ,

Uma resposta para “O dia que eu vi Renata Frisson e tive vergonha alheia. Mas não foi dela.

Assinar os comentários com RSS.

Deixe um comentário

