Ensinar errado é uma arte. E tá em alta.   Leave a comment

Uma coisa que a gente tem mania mesmo é de ensinar as coisas errado, dentro da igreja – principalmente quando se trata de novos convertidos. Até porque, falar em novos convertidos é uma pequena amostra da injustiça dentro das igrejas. Convertido por convertido, todos somos novos convertidos. Surtos de genialidade podem até acontecer, mas quem somos nós pra dizermos que sabemos muito do que Deus é e tem pra nós?

Então, pra não bagunçar a cabeça do novo convertido, a gente acaba falando algumas coisas que bem.. não são de fato o que acontece. Não é que mentimos, apenas estamos sendo didáticos (se didática é pecado, então, ninguém sabe).

Digo isso, porque uma vez, quando fiz parte do Conselho de Jovens da minha antiga igreja (antes de desviar, cof, ser transferido pro Manifesto), em uma das vezes que estava responsável pelo estudo da reunião, toquei num ponto bastante delicado, pra Igreja-estrutura de hoje: Deus não precisa de você.

Venhamos e convenhamos. Nossa adoração não glorifica a Deus, Ele mesmo já tem toda a Glória e toda a Honra; Deus não precisa de nós para nenhum sacrifício, Ele mesmo já se nos deu (Isaías 9) como sacrifício vivo. Deus não precisa de fiéis que preguem a palavra, pois se não pregarmos, as pedras o farão no nosso lugar (Lucas 19:40).

Nós não temos obrigação de ir no culto, não temos obrigação de fazer alguma coisa. Jesus veio e nos libertou. O Amor de Jesus não é um amor que obriga, um amor que impõe, é um Amor que constrange. Constrangimento não é fazer por obrigação, é fazer sem ter que fazer. É fazer por vontade própria, sem um dedo apontando, ou sob um olhar de um vigia (‘Deus tá veeendo, irmão!”).

Isso é Amor, isso é Cristianismo, e isso é fé.

Mas, naturalmente, fui censurado por outro dos líderes, após a reunião, até porque eu não podia ter falado aquilo, tinha muito novo convertido ali – e quando eu falei que o cara não precisava fazer nada, ele ia ter entendido que ele poderia não vir no culto semana que vem.

E precisa?

Anúncios

Publicado 07/07/2011 por Abigobaldo em Igreja

Etiquetado com , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: