Sempre tem um jeito mais fácil   Leave a comment

O fácil nos consome – quer acabar com a produtividade de uma pessoa? Ofereça uma facilidade. Você não precisa necessariamente facilitar, mas só oferecer e sair de perto, pra ver o que acontece. A possibilidade de existir um jeito de fazer algo mais fácil do que nós sabemos nos mata de agonia, por mais hipotética que seja essa facilidade – e por mais que seja difícil alcançá-la.

A nossa desculpa pra procurar as coisas de um jeito mais fácil é sempre a mesma – tempo, dinheiro, e, bom, fazer as coisas dá muito trabalho.

Se eu ando de ônibus, um carro pode facilitar; se eu preciso fazer um trabalho da escola, entregar ele digitado, ao invés de manuscrito, pode facilitar. Se eu tenho que limpar a casa, uma pessoa pra passar a roupa e lavar a louça pode facilitar. Se eu tenho que falar com alguém, a internet pode facilitar, e não preciso sair da minha casa. Se eu estou entediado, a televisão pode facilitar.

Tão preocupados estamos em ter nossa vida facilitada que esquecemos uma das coisas fundamentais da vida: o processo. A vida é um processo, e nós queremos, a todo instante, pular algumas etapas. Seja chegar logo nas férias, seja morar sozinho logo, terminar a faculdade de uma vez, nos vivemos angustiados com medo de… ficarmos pra trás.

Tanto isso é verdade que, quanto mais tempo uma pessoa fica num cursinho pré-vestibular, mais pressionada ela se sente, e quanto mais pressão, mais estresse e menos concentração.

Queremos resultado, queremos sucesso (embora ninguém saiba direito o que isso signifique), queremos realizações – tudo aquilo que sabemos que não vale a pena. Pelo menos se não tiver um processo anterior.

Um curso de graduação não tem valor sem o aprendizado e o suor, as férias não tem valor se não houve cansaço, o relacionamento não tem valor se não houver esforço. Humanos que somos, só sabemos aproveitar aquilo que batalhamos pra alcançar. Mesmo que muitas vezes, queiramos nos poupar trabalho.

Não estou dizendo pra você fazer ou deixar de fazer algo – só reflita: o que você tem evitado? Não se poupe de viver.

Publicado 08/25/2011 por Abigobaldo em Opinião

Etiquetado com , ,

Deixe um comentário

