Por que dizemos que a democracia não funciona?   Leave a comment

O processo democrático já foi corrompido de tal maneira que se tornou esdrúxulo. Ninguém mais acredita na democracia, e não é por falta de motivos. A impressão geral que se tem, é que não muda nada.

Mas quer ver um exemplo  de que a democracia perdeu completamente a sua essência? Pega o Diretório Acadêmico de Direito, aqui na UFU. Pra começar, são 900 alunos na faculdade. A gestão atual não alcançou nem 5% dos estudantes, mas mesmo assim, ganhou – naturalmente, mais de 95% dos estudantes não votaram, e ela era a única chapa concorrendo na eleição.

Daí, calma, piora. Qual a função de um Diretório Acadêmico? Teoricamente, é ele quem representa os estudantes frente à Universidade e à comunidade, manifestando os interesses deles no meio acadêmico e que se relacionam com o ensino – não confundir com o DCE (Diretório Central dos Estudantes), este sim, com uma função perante a sociedade (mas isso é outro assunto). Segundo a UNE, o Diretório Acadêmico “Encaminha e busca soluções para os problemas acadêmicos, sendo um canal para que os estudantes possam fazer reivindicações de seus direitos e dar sugestões sobre as condições de ensino e infra-estrutura oferecidas.”

E quais foram as propostas da chapa eleita? Foram três (sim, eles se elegeram com apenas três bandeiras): Alocação de 10% do PIB à educação; luta por uma educação jurídica mais crítica; e a luta contra opressões(!).

Ok, vamos começar pelo começo. Das propostas, menos da metade são funções do D.A., e na verdade, nenhuma delas é praticável.  O que é um ensino jurídico crítico? O que define o criticismo ou tecnicismo de um ensino?

Agora, se em pequenas experiências com um universo de 900 pessoas, a democracia está corrompida a este ponto, o que se espera de um país?

Anúncios

Publicado 09/15/2011 por Abigobaldo em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: