Polarização – o lado certo.   Leave a comment

Polarização é moda, é mania. Quem já foi na Argentina sabe (ou descobriu) que o ódio de argentinos por brasileiro, é coisa de televisão. Se você não sabia, como eu, que não fui na argentina, mesmo no futebol, os argentinos se consideram arqui-rivais dos uruguaios, não dos brasileiros.

Triste, né? Meio forever alone, talvez. Mas estamos falando sobre exatamente isso – porque tudo é polarizado? Porque se temos um lado A, necessariamente existirá um lado B? E mais, porque esse lado B será sempre o contrário do lado A? E eu ainda vou mais longe: porque um sempre é excludente do outro?

Brasileiros odeiam argentinos. Estadosunidenses odeiam o resto do mundo. A direita política é insensível. A esquerda política é irracional. Cristianismo vs Ateísmo; Cristianismo vs Islamismo; Ocidente vs Oriente.

Nossa forma de pensamento precisa necessariamente de uma dualidade. Nós precisamos de encontrar um mocinho e um bandido. Olha na economia, por exemplo. Antes eram os EUA vs URSS, depois do colapso soviético, surgiu a União Europeia, como contrapeso; agora, com a recessão, se fala em EUA vs China.

O fato de uma economia depender da outra não é levado em conta – nós precisamos de um inimigo. Desde que nascemos, nossos pais nos ensinam que existem pessoas que nos amam (eles) e pessoas que só querem nos usar (o resto); se você é menino, usa azul; se é mocinha, usa rosa – preto, amarelo, verde, todas as outras paletas de cores não existem. Depois, para sua namorada, existe quem quer fazer você feliz (ela) e as que só vão te fazer mal (todas as outras).

Todos os seus concorrentes no vestibular são seus inimigos. Todos os que falam outras línguas só vieram ao seu país pra te usar. Nossos ditados refletem a dualidade: Não confie nas pessoas; dependa só de si mesmo. Ninguém quer o seu bem. Se você não se respeitar, quem vai te respeitar?

Até que se prove o contrário, todos são inimigos, e mesmo assim, cuidado com seus amigos – aprendemos a detestar o outro porque o outro nos detesta – é um pressuposto furado.

Eu não consigo viver num mundo assim, não consigo enfrentar todos. Ao mesmo tempo. Agora.

Anúncios

Publicado 10/10/2011 por Abigobaldo em Opinião

Etiquetado com , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: