Deus está no controle. E não tem mau-contato nos fios.   Leave a comment

Algo que incomoda todo mundo é a afirmação de que Deus está no controle de tudo. No nosso desespero humano de tentar explicar tudo, acabamos por complicar tudo aquilo que há de mais simples.

Na nossa ânsia por provar cientificamente, racionalmente, de maneira argumentativa a nossa crença, criamos confusões mentais que causariam pânico nos mais sábios exegetas – ou estudiosos.

Deus está no controle de tudo. Quer dizer então que somos predestinados? Deus sabe toda a verdade, toda a realidade, tudo que vai acontecer, e tudo que já aconteceu? Pelo sim, pelo não, todas essas perguntas não tem nada a ver com a frase anterior.

Deus estar no controle não quer dizer necessariamente que existe predestinação. Quando se diz controle, se diz domínio.

Deus domina todas as coisas, Deus tem conhecimento de todas elas, Deus sabe de tudo. Se parar pra pensar um pouco mais a fundo, essa frase é redundante – pois se Deus é Deus, Ele é onisciente, logo, Ele sabe todas as coisas. Seria como dizer: Deus, que sabe todas as coisas, sabe todas as coisas.

Então porque tanta crise, já que a onisciência de Deus é um dos pilares da fé cristã? Porque tanta discussão envolvendo um princípio que nada tem a ver com construções teológicas?

Deus estar no controle não é um comando para todos pararem de agir; ninguém disse para alguém parar o que você está fazendo, porque Deus está no controle. Na verdade, isso quer dizer que, mesmo que todos se omitam, mesmo que todos façam o que estão fazendo errado (até porque nós somos muito bons nisso, em fazer as coisas mal-feitas), Deus está no controle. Quer dizer que tudo vai dar certo no final? Sim. Quer dizer que tudo dar certo para mim no final? Não.

Uma das maiores críticas ao cristianismo (e por isso que eu tenho tanto medo – sim, a palavra certa é medo – das construções teológicas) é que, como dito certa vez por Sartre, o homem tende, a todo o momento, a fugir da agonia de decidir algo. Para nós é muito mais fácil que alguém nos diga o que fazer, para podermos por a culpa nesta pessoa quando tudo der errado (porque, invariavelmente, vai dar errado), do que assumirmos nossas falhas.

E, no meio de várias construções teológicas acerca de Deus estar no controle, surgem, várias vezes, aquelas pessoas que culpam a Deus pelas consequências – se Deus está no controle, Ele é responsável. Se acontecem coisas ruins no mundo, portanto, é culpa de Deus. E aí está a falha deste pensamento teológico.

De acordo com essa linha, portanto, se Deus é responsável por tudo, tudo que acontece veio de ações dEle. Se alguém morre, foi Deus quem levou. Se uma catástrofe acontece, Deus pesou a mão (ou segundo correntes mais suaves: Deus permitiu). Portanto, concluem ateus/agnósticos que Deus faz maldade. Se Deus faz maldades, Deus não é bom. E se Ele não é bom, Ele não é Deus.

Eu digo uma coisa – Deus é culpado. Sim, Ele é culpado por nos criar, e pior ainda – por nos amar e ser condenado em nosso lugar pelos crimes que cometemos. Ele é culpado pela Graça, pela Redenção, e a única coisa que Ele pediu de nós… bem, Ele pediu para sermos livres.

Jesus não percorreu pelas ruas censurando quem não o seguia, ou dificultando o caminho dos incrédulos. Ele não trouxe pragas horríveis aos que O zombavam, ou maltratavam seus amigos. O que Ele disse, de fato, foi: quem quiser vir, venha (ou, como diz a Ivete, quer vir de carro velho, amor? Que venha). Ele não obrigou ninguém a segui-lo. Nem a dirigir o carro. Ele falou para ir atrás dele, não tomar a frente de um Ministério, de uma função.

Mas Ele acrescentou: tudo que fizer, faça bem-feito – já que você escolheu fazê-lo. Já que você assumiu responsabilidade sobre aquilo.

Se não se sentir apto a fazer nada, relaxe. Afinal, Deus está no controle.

Anúncios

Publicado 10/31/2011 por Abigobaldo em Igreja

Etiquetado com , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: